O sistema de invenção é composto por dois sensores encoder rotativos acoplados a um equipamento de treinamento com cadeira de rodas, que captam dados como variação angular e sentido do giro. Um microcontrolador processa essas informações e as envia via porta serial, permitindo análise de velocidade, aceleração, tempo e distância. O firmware usa equações de movimento para calcular essas variáveis, com opção de transmissão sem fio. Além das funcionalidades mencionadas, o sistema possui um ambiente virtual multiplayer desenvolvido em Unity, onde até dois jogadores podem interagir simultaneamente. O ambiente simula uma pista de atletismo virtual, onde cada jogador controla uma cadeira de rodas. Os dados capturados pelos sensores são integrados ao jogo via bluetooth, USB ou wi-fi, permitindo que as cadeiras de rodas no ambiente virtual reproduzam o movimento real das cadeiras físicas, criando uma simulação imersiva e fiel à realidade. A pista de atletismo virtual contém um trecho de 200 metros com obstáculos, onde os jogadores devem superar desafios específicos. O restante da pista é livre, permitindo que os usuários treinem corrida de maneira contínua. Essa atualização expande o uso do sistema para incluir gamificação no processo de reabilitação ou treinamento, promovendo maior engajamento e competitividade entre os jogadores.
Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont – ISD
Registro Concedido
Nº do Pedido: BR 51 2024 004515-5
Brasil
Contato
Agência de Inovação da UFRN
Telefone: +55 (84) 99167-6589 / 99224-0076
E-mail: contato@agir.ufrn.br
AGIR © Copyright 2017 / 2025 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido pela STI